Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
COLÉGIOS FOMENTO

XIIIª EDIÇÃO DO CONGRESSO MIRA CIÊNCIA

A 26 de janeiro, no âmbito do Dia Aberto do Colégio Mira Rio, decorreu a XIIIª edição do Congresso Mira Ciência, dedicado ao tema “Tempo”, distribuído por quatro painéis multidisciplinares.

No primeiro painel do dia, “Bioética - o tempo da Vida”, as alunas do 12º ano fizeram uma apresentação científica sobre o desenvolvimento embrionário, abordando vários temas relacionados com a ética da vida, tais como o aborto, a utilização de células estaminais para investigação e, por fim, a eutanásia. As suas questões serviram de mote para a intervenção do Dr. João Paulo Malta, ginecologista-obstetra e da Dra. Margarida Neto, psiquiatra, que maravilharam a assistência com a exposição serena, mas firme dos desafios que enfrentam enquanto médicos, na fidelidade ao direito à vida, desde a conceção até ao fim.

“A Terra no tempo”, foi dedicado a vários temas, desde a de-extinção, às ondas de areia nos desertos e fundos marinhos, passando pela resposta à pergunta “Porque é que as semanas têm sete dias”, apresentados pelas alunas do 10º e 11º ano.

Logo após o almoço tivemos direito ao “Uma questão de tempo”, em que brilhou desde a interpretação de poemas de infância de Fernando Pessoa, a reflexão “O que é o tempo?”, a exposição do  “Tempo na poesia barroca”, tendo havido um telejornal em direto na apresentação “O tempo ao longo do tempo”, que discutiu alterações climáticas desde a industrialização até à atualidade, concluindo-se com o testemunho de uma aluna do 10º ano sobre o seu estágio “Workout”, apresentado em inglês.

O dia terminou com a brilhante intervenção de uma extraordinária cientista portuguesa, Professora Elvira Fortunato, no painel “O tempo das Mulheres na Ciência”, onde as primeiras “conferencistas” foram as nossas alunas do 3º e 4º ano, apresentando o projeto de Robótica que desenvolvemos em parceria com o Instituto Superior Técnico.

A qualidade do trabalho das nossas alunas, apoiado pelas suas professoras, foi mais uma vez patente quer nas apresentações orais, quer nos posters, confirmando a importância que damos, no Mira Rio, ao desenvolvimento do pensamento crítico e à investigação científica, nas várias áreas.