Encontro da Colaboração Familiar dos Colégios Fomento

Dia 11 de Novembro foi a data escolhida para o Encontro Nacional da Colaboração Familiar deste ano, e nele estiveram presentes 130 pais e mães dos quatro colégios.

O dia começou com o tema “ Colaboração familiar- para quê?” desenvolvido pela Dra. Margarida Garcia dos Santos que, entre outros aspetos, sublinhou o espirito inédito e inovador do conceito, pois, tal como há 40 anos atrás, ainda hoje não é comum ver um  papel tão ativo e participativo  dos pais na vida dos colégios dos seus filhos,  sendo reconhecido por todos que a ação conjunta e concertada de  pais, professores, diretores e funcionários tem um papel decisivo na formação de cada aluno.

Entre outros aspetos, lembrou o importante papel dos Casais Encarregados no acolhimento às famílias que chegam pela primeira vez aos colégios, no processo que facilita o envolvimento e a participação das famílias nas atividades promovidas pelo colégio e pela Colaboração Familiar, ao mesmo tempo que são um instrumento fundamental de unidade, de bom ambiente e de promoção dos colégios.

Seguiu-se um painel composto por dois casais da primeira hora e um jovem casal de antigos alunos filhos de pais da Colaboração Familiar, e hoje também eles  casais encarregados de turma, em que o tema   “Conta-me como foi…” permitiu  reviver histórias, ricas em experiências, vividas ao longo dos anos. Comum a todas as intervenções foi a ideia de que as atividades proporcionadas pela Colaboração Familiar, ontem como hoje, facilitam o acolhimento às famílias que chegam de novo aos colégios, criam laços de amizade entre as famílias, permitem uma entreajuda entre os pais na educação dos seus filhos e potenciam a formação dos pais como educadores.

Depois da Santa Missa e de um almoço em família seguiram-se os temas “Conta-me como é…” em que cinco casais que atualmente fazem, parte da Colaboração Familiar  falaram de algumas das atividades desenvolvidas nos colégios no anos mais recentes.

De seguida, o Eng.º João Martins da Cunha, antigo professor e Subdiretor do Planalto, desenvolveu o tema “Um projeto intemporal- Reflexões sobre o ideário” e o encontro foi encerrado com as palavras do Dr. Jorge Maciel, presidente do Conselho de Administração da Fomento, que depois de agradecer a presença de todos e o envolvimento dos Casais Coordenadores na preparação deste dia abordou algumas das principais linhas de ação para os próximos ano, naquilo que poderíamos resumir como “Conta-me como vai ser…”